segunda-feira, 23 de maio de 2011

HOMENAGENS AOS PROFESSORES FORTUNATO BENAIM E IVO PITANGUY

Por: FRANCISCO ORNIUDO FERNANDES - Médico orniudo@uol.com.br

Estive presente a solenidade de homenagem prestada pela Academia de Medicina do Rio de Janeiro, no dia 10 deste mês, no belo Teatro da Associação Médica Fluminense, em Niterói, aos ilustres professores, Fortunato Benaim e Ivo Pitanguy; abnegados médicos que atuaram no atendimento das vítimas do incêndio do Gran Circus Norte Americano, que aconteceu na fatídica tarde de 17 de dezembro de 1961.

A cerimônia foi marcante e muito comovente pelos relatos da tragédia que abalou o Brasil, com repercussão internacional, devido às grandes proporções. O circo estava lotado, com um público de 3000 pessoas, morreram 500, sendo a maioria de crianças, representando 70% dos mortos.

O incêndio foi provocado por três delinqüentes, liderado por um deles, que havia sido demitido pelo dono do circo.

A tragédia entrou para a história do estado do Rio de Janeiro, e ainda hoje permanece presente na memória de quem viveu o assustador momento quando a lona de nylon caiu em chamas sobre a platéia.

Dr. Fortunato Benaim convidado pelo Dr. Ivo Pitanguy, veio de Buenos Aires, Argentina, para Niterói com a sua equipe do Hospital de Ninos (único especializado para tratamento de queimados na América Latina até a década de 1960), para acompanhar o acolhimento e orientar o tratamento dos inúmeros pacientes queimados.

Dr. Fortunato Benaim, hoje com 92 anos, é membro da Academia de Medicina de Buenos Aires; de fama internacional, ganhou manchetes em diversas ocasiões pelos seus relevantes trabalhos sobre queimados, sobretudo, pela sua dedicação de mais de meio século ao cuidado com o próximo.

Dr. Benaim que é uma das maiores autoridades mundiais no tratamento de paciente queimado, lançou recentemente um livro, “60 AÑOS DEDICADOS A LA MEDICINA DEL QUEIMADOS”.

Dr. Ivo Pitanguy é considerado o mais renomado cirurgião plástico do Brasil e um dos melhores do mundo. É um dos membros da Academia Nacional de Medicina. Criou o Serviço de Cirurgia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, o primeiro de cirurgia de mãos da América Latina, destinado ao atendimento de carentes e vítimas de deformidades. São mais de 800 publicações em revistas nacionais e internacionais. O s seus livros são consultados em todo o mundo.

Após 50 anos da tragédia de Niterói, os doutores Fortunato Benaim e Ivo Pitanguy receberam do Acadêmico Dr. Alcir Vicente Visela Chacár, presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro, o título de sócio honorário, pelo reconhecimento ao atendimento às vítimas do incêndio do Gran Circus Norte Americano. Ao Dr. Fortunato Benaim foi-lhe concedido o título de cidadão do Estado do Rio de Janeiro, entregue pelo deputado Comte Bittencourt, autor do projeto de resolução de Nº 59/2011.

No final da solenidade os dois agraciados agradeceram emocionados as homenagens e após o encerramento do evento foi servido um coquetel aos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário