sábado, 16 de abril de 2011

Alunos protestam contra falta de água na Residência Universitária




Por: Gabriel Chaves - Estudante do Curso de Graduação em Enfermagem da UFPB

Revoltados com a falta de água que atinge há vários dias a Residência Universitária da UFPB - RUMF Campus I, uma mobilização teve inicio na ultima quarta feira (13/04/11). Mais uma vez a casa estava sem água e estudantes que chegavam de suas aulas cansados e queriam um banho ou preparar seus alimentos foram impossibilitados. Diante de tantos problemas enfrentados, esse foi o ápice para um pequeno tumulto se iniciar, que aos poucos foi tomando proporções surpreendentes. Mais de 100 residentes como forma de protesto caminharam com seus baldes e toalhas pelo campus I. Revoltados com a falta de atenção das autoridades competentes entraram na piscina olímpica do Departamento de Educação Física/CCS onde permaneceram ate por volta de meia noite.

E não parou por ai, no dia seguinte quinta feira 14/04/11 às 13 h todos se encontraram no centro de vivência e caminhar ate a Reitoria para forçar uma audiência com o Reitor. Sem a presença do mesmo, o Pró Reitor e a coordenadora da COAPE propuseram uma assembléia com pontuação dos problemas e daí agendarem uma audiência com as referidas autoridades.

Problemas é que não faltam na RUMF. A superlotação já tomou conta. Os novos cursos e as cotas já refletem nas seleções semestrais da casa, onde mais de 60 calouros de baixa renda disputaram apenas 12 vagas. Os que não conseguem lugar se amontoam no quarto de hospede ou ficam em quartos de residentes solidários. Onde fica a assistência estudantil? A reforma dos quartos já passou do prazo, as grades nas janelas nem começaram a ser colocadas, sendo que o risco de furtos continua.

O que se espera é uma assistência adequada aos estudantes que já estão e que chagam a cada período na UFPB.



Nenhum comentário:

Postar um comentário